segunda-feira, 23 de março de 2009

Responsabilidade socio-ambiental

Responsabilidade sócio-ambiental vem a ser um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com o meio ambiente e as áreas sociais como a fome e o direito ao lazer. Surgiu de uma demanda de mercado em que os consumidores passam a delimitar a escolha de seus produtos de acordo com a responsabilidade das empresas em nível social e ambiental, no Brasil esse fenômeno é recente, mas varias empresas já possuem responsabilidade sócio-ambiental.
As empresas devem atuar externamente e internamente no sentido de determinar e aplicar métodos que configurem a responsabilidade sócio-ambiental e devem também contribuir para a criação de uma rede de relacionamentos entre os diversos atores como forma de compartilhar as ações e distribuir os papéis.
A responsabilidade sócio-ambiental traz os seguintes benefícios para as empresas: Redução de custos e aumento de receitas, melhoria de imagem das corporações perante o público e consumidores, desenvolvimento do capital humano, desenvolvimento de vários negócios envolvendo parcerias entre diversos setores da sociedade e desenvolvimento de estudos para a criação de novas tecnologias ecologicamente corretas.
Os mecanismos nacionais e internacionais de financiamento cada vez mais exigem que as empresas se enquadrem às normas e padrões internacionais de gestão e formas de atuação em projetos sócio-ambientais.
A Responsabilidade sócio-ambiental possui três formas de atuação: No combate a fome com políticas estruturais e políticas especificas, na educação focando na melhoria da política interna e apoio a projetos com escolas e instituições públicas e no setor social apoiando as políticas sociais de inclusão social.
Já em relação ao meio ambiente a responsabilidade sócio-ambiental propõe as seguintes medidas: Minimizar os resíduos com a reciclagem, estabelecer os princípios ambientalistas, reduzir as diversas formas de poluição com a utilização de novas tecnologias, reutilizar os recursos minerais como, por exemplo, a água e otimização de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário