segunda-feira, 23 de março de 2009

Resíduos Tecnológicos

Os resíduos de equipamento eletro-eletrônico também denominados de resíduos tecnológicos são aparelhos de televisores, celulares, rádio, DVD, telefone, equipamento de microinformática, pilhas, baterias, brinquedos eletrônicos entre outros que foram produzidos para facilitar a vida moderna das pessoas e que na atualidade são praticamente descartáveis, pois, ficam tecnologicamente ultrapassados em um espaço curto de tempo ou então porque o conserto sai muito caro em comparação a uma compra de um aparelho novo.
Aos fabricantes o importante é vender mais, seja pela atração das novas funções ou novos modelos, seja pela redução da vida útil desses produtos. O conserto desses equipamentos é difícil, devido não disponibilidade das fábricas, das peças de reposição ou quando são dispobinilizadas, o custo é muito alto e não compensa ficando então a melhor solução é descartá-lo e adquirir outro.
Os Resíduos Sólidos Tecnológicos contêm, em sua grande maioria, substâncias perigosas e o não aproveitamento de seus resíduos, representa um desperdício de recursos naturais não renováveis. Sua exposição no solo em aterros ou lixões, assim como os pneumáticos, as pilhas e baterias e as lâmpadas fluorescentes, são prejudiciais à segurança e saúde do meio ambiente.
A reciclagem desses produtos é complexa e necessita da utilização de tecnologias avançadas, devido ao grande variedade de materiais de sua composição e à periculosidade das substâncias tóxicas.
Os produtos elétricos e eletrônicos, em geral possuem vários módulos básicos. Os módulos básicos mais comuns a esses produtos são conjuntos/placas de circuitos impressos, cabos, cordões e fios, plásticos anti-chama, computadores e disjuntores de mercúrio, equipamentos de visualização, como telas de tubos catódicos e telas de cristais líquidos, pilhas e acumuladores, meios de armazenamento de dados, dispositivos luminosos, condensadores, resistências e relês, sensores e conectores. As substâncias mais perigosas para o meio ambiente presentes nestes componentes são os metais pesados, como o mercúrio, chumbo, cádmio e cromo, gases de efeito estufa, as substâncias halogenadas, como os clorofluorocarbonetos (CFC), bifenilas policloradas (PCBs), cloreto de polivinila (PVC) e retardadores de chama bromados, bem como o amianto e o arsênio 8.

Fonte: Luciana Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário