segunda-feira, 23 de março de 2009

Crise Ambiental Continuação

Com a Revolução Industrial, consolidou-se o sistema capitalista baseado no capital e no trabalho assalariado, dando inicio ao período de maior exclusao social da história da existência humana.
A humanidade cujos recursos haviam sido até então essencialmente agrícolas, passou por uma fase quando do advento da indústria no fim do século XVIII, e da crescente urbanização que a acompanha desde então, a poluição, principalmente a urbana, foi potencializada, vindo a se tornar um das conseqüências trazidas pelo desenvolvimento econômico e adensamento populacional.
A poluição ambiental, a industrialização, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades trouxeram conseqüências nocivas para o meio ambiente e para a sociedade. Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos como a saúde do ser humano que é a mais afetada com a poluição, como por exemplo, doenças respiratórias e alérgicas. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas, como é o caso da chuva ácida que é fruto desta poluição, ela tem matado plantas e animais.
A poluição gerada nas cidades é resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo.
A partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, modificado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem - como meio urbano, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada, assim como a fauna original da área, que é muito diferente da primeira natureza, a paisagem natural sem a intervenção humana.
Contudo, esse domínio da tecnologia moderna sobre o meio natural traz conseqüências negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente. O homem, afinal, também é parte da natureza, depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.
O Primeiro estágio da era industrial aconteceu no século XVIII na Inglaterra Europa, Ocidental, que permitiu a prosperidade de uma população mais numerosa, colocando à disposição recursos suplementares e libertando-a de uma dependência biológica. Na época as tecnologias que introduziram era a máquina a vapor, o sistema de produção era fabril com padrão têxtil e a energia utilizada era a carbonífera. Nessa época os recursos naturais já estavam sendo explorados de forma descontrolada e o meio ambiente já estava sendo prejudicado com a emissão dos gases oriundos da queima do carvão e o descarte de vários resíduos.
A Segunda revolução industrial: aconteceu no final do século XIX até meados do século XX, a máquina a vapor foi substituída pela elétrica, o petróleo começou a ser utilizado como combustível, iniciou com a transformação de ferro em aço e o principal ramo industrial que iniciou no século XX foi à indústria automobilística. Nesse período os recursos naturais passaram a ser explorados em grande escala para atender a demanda da produção industrial, que cresceu devido ao fato de várias indústrias terem se instalado em varias partes do mundo.
A Terceira revolução industrial ou tecnocientífica científica informacional iniciou na década de 1970 do século XX, deu inicio ao surgimento da microeletrônica, da transmissão de informação, da automação e a robotização dos processos produtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário