segunda-feira, 23 de março de 2009

Crise Ambiental

A crise ambiental está diretamente ligada a três questões: Bases religiosas, modo de produção e ao desenvolvimento da tecnológia.
Analisando a ordem cronologica do tempo, nos tempos da Grécia e Roma o homem era politeísta, ou seja, acrediatava em vários deuses, o homem naquela época era considerado parte integrante da natureza, com a qual comungava e era pensado como um ser constituído pelos quatro elemesntos: ar, água, fogo e terra. Isto demostrava que a natureza era uma referência importante e fundamental para a existência humana.
O crescente afastamento do homem da Natureza se deu a partir da Idade Média, com o advento do cristianismo houve o rompimento do mundo grego que entrelaçava as expressões do homem e sua existência, o reino natural deu origem à imagem de um Deus (monoteísmo) inacessivel e independente dos homens. Os Deus já não faziam mais parte dsete mundo. Havi um único Deus, sendo o homem criado a suaimagem e semelhança. A meneira de pensar a natureza reflete osinteresses da Igreja Católica e da clase dominante da época.
A sociedade medieval era rural e receiava a natureza eos ipactos negativos que esta poderia causar à estabilidade econômica e social. Portanto a natureza não era mais temida ao mesmo tempo em que era respeitada. A natureza passou a ser sacralizada e inacessível ao homem. podendo ser somente interpretada através dos ensinos bíblicos.
Já no périodo do Renascimento, poderoso movimento artístico e literário que surgio na Itália nos séculos XV e XVI irradiando-se depois por toda a Europa. Esse periodo foi marcado por grandes acontecimentos: As grandes navegações, a queda do feudalismo e a criação do Capitalismo, o Empirismo e o Antropocentrismo, afirmando o dominio da natureza pelo homem, a partir desta época a natureza passa a ser um recurso.
Nas grandes navegações o homem europeu atravessou o atlântico em busca de novas especiarias, ou seja, explorar.
Durante este momento histórico passou-se a infatizar a importância das observações cientificas serem expressas em uma linguagem matem´´atica precisa. A investigação da natureza se baseava na observação e nos experimentos, ou seja, em um método empírico. Daí em diante o homem começava a intervir na natureza e a querer controlá-la.
Com o Iluminismo no século XVIII, aprofundou e estabilizou de vez, o dominio de uma razão que definia predominantemente a atuação da ciência e que concebia a natureza como recurso infinitoa ser explorado.
A Revolução Industrial que ocorre neste século decorre da aliença entre a ciência e a técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário